quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Conhecendo o Québec - Laurentides e Cantons de l'Est

Quando o outono chega no Canadá a melhor coisa a fazer é pegar o carro ou um ônibus e ir conhecer as desconcertantes regiões do Québec. Nada melhor do que ver as folhas das árvores amarelas e vermelhas. Por vezes achamos que estamos dentro de uma pintura de tão lindas que são as paisagens.

Um dos lugares mais bonitos do Québec é, sem dúvida, Mont-Tremblant. A pequena cidade fica na região Laurentides, à 140 km no noroeste de Montreal. É uma cidade turística e cheia de montanhas. A melhor época para conhecer Mont-Tremblant é durante o outono. A natureza apresenta um verdadeiro espetáculo. Suba as montanhas, conheça, procure lugares escondidos que você vai encontrar as maiores belezas do Québec. Aconselho a conhecer as montanhas da região Laurentides entre a última semana de setembro e a primeira semana de outubro. Faz um pouco de frio, em torno de 10°C, mas a paisagem é deslumbrante. Não fui até lá no inverno, mas ouvi falar que vale a pena também, pois há muitos locais para praticar o ski.

O tempo suficiente para conhecer Mont-Tremblant é de uma tarde. O centro turístico é bem pequeno e dá para percorrê-lo em menos de um dia. Fomos com a empresa chinesa Sinorama. O ônibus saí de Montreal de manhã cedo, passa por Saint-Sauveur (linda!), depois por Sainte-Agathe-des-Monts e pelas 11h chega à Mont-Tremblant. A primeira cidade em que ficamos apenas 40 minutos é apaixonante. Deu vontade de passar o final de semana inteiro lá. Uma cidadezinha pequena e bonitinha que parece de brinquedo. O tour com a Sinorama custou menos de $ 50. Eu aconselho fazê-lo durante o outono. Posso garantir que as paisagens vistas serão incríveis e jamais serão esquecidas.

Cantons de l'Est: Ao sul do Québec fica a região de Cantons de l'Est que faz fronteira com os Estados Unidos. A região é muito bonita e é frequentada pelos canadenses nos finais de semana. Fomos em alguns lugares em que as pessoas ficaram surpresas de saberem que éramos brasileiros, elas explicaram que não é muito comum ver turistas de fora do Canadá por lá.

Se você tem tempo para conhecer o Québec, não deixe de conhecer o Sul. Pegamos um carro e saímos de Montreal na manhã de sábado e em 1h20 de viagem estávamos em Granby. Uma cidade bem pequena e cheia de charme. Depois passamos por Bromont (onde tem o museu do chocolate), Orford (onde fizemos colheita de abóbora) e, por último, chegamos a Magog para dormir. Durante o outono é muito comum as pessoas saírem pelas fazendas em busca de abóboras e maçãs. Nessa época de colheita, qualquer um pode fazê-la. Em Orford fomos na fazenda Citrouilles et Tournesols (Abóboras e Girasóis), e fomos em busca de alguns legumes plantados lá mesmo. Estava chovendo, mas mesmo assim não desistimos. Saímos com um carrinho de mão pela fazenda e fomos juntando abóboras, maçãs, cenouras, cebolas pelo caminho. No final do roteiro, fizemos uma degustação de produtos locais. Cada um paga o que colhe, e o preço é melhor do que o do supermercado.

Após, fomos visitar a vinícola Le Cep D'Argent, perto de Magog. Como estava chovendo, não podemos ver muito a paisagem, mas valeu o passeio só pelo fato de termos tomado um bom vinho canadense!

No outro dia, pela manhã, fomos para Sherbrooke. É a quarta maior cidade do Canadá e tem diversas atividades culturais o ano inteiro. Quando fomos, no início de outubro, estava na época da Feira do Livro.

A região de Sherbrooke é cercada por montanhas, rios e lagos. O legal é passear pelas ruelas e descobrir os pequenos cafés (e croissants, claro!) da cidade. De Sherbrooke para Montreal são aproximadamente 160 km. Na volta para Montreal não deixe de parar em algum dos outlets pelo meio do caminho, ótimas opções de compras.
Saint-Sauveur
Sainte-Agathe-des-Monts

Mont-Tremblant 
No teleférico de Mont-Tremblant


Vista do alto de Mont-Tremblant 
Centro turístico de Mont-Tremblant
Algum lugar em uma estrada do Québec 
Na região de Cantons de l'Est 
Lindas paisagens durante o outono no Québec...
Magog


Um comentário:

Visitantes