quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Praga, dia 1

Há quem diga que é a cidade mais linda da Europa. Há quem considere uma velhice só. Posso dizer que é um pouco de cada.
Muita antiguidade e uma sensação de que estamos vivendo no século XVIII.
A capital da República Tcheca tem pouco mais de um milhão de habitantes. Aqui está o mapa no google maps com as principais atrações de Praga: http://tinyurl.com/2dumalp


Ficamos no Hostel Advantage (http://www.advantagehostel.cz/). A localização é boa, mas se você está preocupado com o luxo é melhor não ficar nesse hostel. Alguns quartos são interligados e os banheiros são por andar. Ou seja, todos dividem o mesmo. É bem barato e tem café da manhã. Pagamos uns 18 euros por noite lá.
A primeira coisa que deve ser feita quando chega-se em Praga é trocar o dinheiro todo por CZK. Mesmo fazendo parte da União Européia, a República Tcheca tem sua própria moeda. Quando eu estava lá em agosto de 2010 a cotação era 1 euro = 24 CZK. Mas isso não significa que tudo era muito barato, pelo contrário. Qualquer lembrança partia de 120 CZK, que equivalem a 5 euros. No restante da Europa podíamos comprar as mesmas coisas por 3 euros.

Cidade Velha: A praça da cidade velha está entre os espaços públicos mais agradáveis da Europa. A prefeitura é um dos edifícios mais impactantes de Praga. Inaugurada em 1338, após o rei João de Luxemburgo ter aceitado criar um conselho municipal, as construções da prefeitura foram se ampliando ao longo dos séculos seguintes. Hoje formam uma fileira de edifícios em estilo gótico e renascentista. Nesse mesmo prédio está o famoso Relógio Astronômico que foi construído em 1490. O relógio marca o tempo de acordo com três calendários: o da antiga Boêmia, o babilônico e  romano(atual). Além disso, mostra o movimento da lua e do sol por meio dos doze signos do zodíaco. Quando o relógio bate as horas, figuras articuladas mecanicamente aparecem, atraindo multidões de turistas.
Na cidade velha vemos também a belíssima Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn, com sua bela estrutura gótica.

O legal em Praga é que no centro da Cidade Velha, vemos vários guias de city tour. Todos são de graça. Agendamos no nosso hostel e só chegamos no horário combinado. O guia nos leva por todos os pontos importantes da cidade. Tem ainda a opção de seguir com o guia que fala espanhol ou o que fala inglês. No final é só dar alguma gorjeta para ele.

                                                     Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn

Relógio Astronômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes