domingo, 28 de setembro de 2014

Poutine no Quebec

Montreal é uma cidade repleta de imigrantes, por isso encontramos pratos típicos de quase todos os países por aqui. Restaurantes franceses, gregos, chineses, koreanos, italianos, brasileiros, turcos, libaneses... são fáceis de serem encontrados. É claro que o fast-food americano está presente, porque afinal eles estão pelo mundo inteiro. Aqui, as principais refeições são o café da manhã e a janta. No almoço um sanduíche, um wrap ou uma salada são suficientes. Semelhante ao Brasil, o horário de almoço é curto e ninguém tem tempo de ir para casa almoçar. Por isso os québécois deixam para fazerem os pratos mais elaborados à noite, e não ache estranho se te convidarem para jantar às 18h. 

A comida do Quebec tem forte influência francesa e americana, porém é bem apimentada. O prato típico da região chama-se Poutine. São batatas fritas com queijo e um molho especial (que ninguém revela). É uma comida gordurosa e, na maioria das vezes, apimentada.


A paixão dos québécois pelo poutine é tão grande que fez grandes redes de fast-food como McDonalds e KFC adotarem o prato no cardápio na região do Quebec. Em outras cidades do Canadá também é possível encontrar o poutine, que é muito bem aceito pelos canadenses.


A origem da refeição e quem a criou é controversa, mas sabe-se que o poutine foi inventado em 1950. Muitos restaurantes em Montreal servem o prato mais pedido pelos moradores e turistas. Eu jantei em dois dos lugares mais populares de poutine e aqui vai a minha opinião.

Poutineville: O próprio nome já diz: Cidade do Poutine. Mil e uma opções para comer as batatas fritas de uma maneira mais saborosa. Pode ser com molho vegetariano, com carne, com frango, com legumes, de qualquer maneira. O que mais gostei é que podemos escolher exatamente o que queremos junto com o poutine. É a famosa maneira "monte seu prato como quiser". O preço é bom, cada prato custa, em média, $ 12. O restaurante está em dois endereços em Montreal: 1348 Beaubien Est e 1365 Ontario Est. 

La Banquise: Com certeza um dos lugares mais populares da cidade. O La Banquise sempre tem fila e fica aberto 24h. Há várias opções de poutine no cardápio, dessa vez optamos pela porção menor. Já aviso aos viajantes que a porção pequena é suficiente para as mulheres que comem moderadamente, caso contrário, deve pedir a maior. O preço é o mesmo da Poutineville. No cardápio tem hambúrgueres e saladas, mas é claro que você não pode sair de lá sem experimentar o prato mais pedido! Se a fila estiver muito grande, você pode optar por pegar a encomenda e comer em casa. Muita gente faz isso, e o serviço é bem rápido. 

Abaixo algumas fotos do poutine. 

Poutineville


La banquise
Poutine "La Rachel" no La banquise (esse é o pequeno..) 


Um comentário:

Visitantes