segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Jogo de hockey em Montreal

É claro que eu não poderia perder a oportunidade de assistir a um jogo de hockey em Montreal. O esporte é a grande paixão nacional dos canadenses. Um dia perguntei a um québécois qual era o esporte preferido dele, e ele me respondeu "qualquer um que possamos praticar em um lugar fechado, por exemplo, o hockey". É totalmente compreensível essa reposta se levarmos em consideração que os canadenses têm aproximadamente seis meses de inverno. 

Ninguém sabe quando e onde o esporte foi criado, mas existem fortes indícios de que tenha sido no Canadá. Segundo arquivos do Museu da Civilização Canadense, em Ottawa, existe um registro de um jornal de 1825 sobre um homem praticando hockey no gelo. O primeiro jogo oficial do esporte no mundo foi em 1875, em Montreal. Em 1917 foi criada a liga nacional de hockey, a famosa NHL (National Hockey League). Desde 1952 os canadenses já acompanhavam o esporte pela televisão. 

Fui a um jogo do Canadiens contra o Colorado Avalanche (time dos EUA). Foi uma experiência incrível. O jogo aconteceu no Centre Bell em Montreal, o local é um famoso centro de eventos que também recebe shows durante o ano. O lugar é enorme e com uma segurança igual a que tivemos nos estádios durante a Copa do Mundo no Brasil. Os guardas realmente vasculham tudo que você leva para dentro do estádio e impedem a entrada com mochila ou com bolsa grande. Mas para os desavisados, como eu e meu namorado, existe um lugar no subsolo onde pudemos guardar as mochilas. Não nos deixaram  entrar com uma câmera fotográfica profissional, só é permitido portar as pequenas (cyber-shot) ou iphone. A NHL dura sete meses, começa agora em outubro e termina em abril. O jogo que fomos foi da pré-temporada, e a adrenalina dos torcedores já estava a mil. 

Achei mais fácil de entender as regras do jogo do que na partida de baseball que assistimos em Toronto. É certo que é um dos esportes mais violentos do mundo, se não o mais. Por isso, os jogadores usam equipamentos de proteção pesados. Eles se batem mesmo, e sobra socos e ponta pés até para os juízes. O que confunde um pouco é que eles trocam de posição o tempo inteiro, são somente cinco jogadores na linha e eles revezam muitas vezes com os que estão no banco. O hockey é um dos únicos esportes que permite a troca de jogadores ilimitada enquanto a partida está em progresso. 

Um dos fatos que mais me chamou atenção no estádio, foi que todo mundo comia enquanto assistia ao jogo. Era quase uma obsessão por comida. E os lanches no estádio não eram baratos. Fiquei impressionada com esse hábito dos canadenses. Quando ia para o intevalo, eles formavam longas filas para comprar mais comida. Batata frita, hambúrgueres, nachos, pipoca... por todos os lados! Um saco de pipoca custa cerca de $ 7 e uma cerveja, pasmem, $ 11. 

A partida é longa, são três tempos de 20 minutos com intervalos entre eles de 20 minutos. O tempo só é cronometrado quando o disco está em campo, por isso ele para diversas vezes e o jogo torna-se extenso. Quem quer assistir a uma partida pode comprar o ingresso pelo site do Centre Bell - http://www.centrebell.ca/en/ . O ingresso mais barato de um jogo da pré-temporada é de $ 60, e da liga, por volta de $ 120. 

Center Bell


Um comentário:

Visitantes