segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mount-Royal e Jardim Botânico

Montreal é uma cidade colorida com centenas de parques e praças espalhados pela metrópole. Podemos aproveitar esses locais em apenas seis meses do ano (primavera, verão e outono) porque durante o inverno, que ocupa os outros seis, com temperaturas de -20°C é difícil ficar ao ar livre. Escrevo aqui sobre os dois parques mais visitados e mais bonitos, da cidade.

Mount-Royal: Em 1535 o explorador francês Jacques Cartier subiu no ponto mais alto de Montreal e nomeou a montanha como Mount-Royal (em homenagem à realeza francesa). Os mais de 200 hectares de área verde podem ser vistos de vários locais da cidade. O parque foi oficialmente inaugurado em 1860 pelos ingleses.
A maneira mais fácil de chegar lá é descer na estação de metro Mont-Royal (linha laranja), atravessar a rua e pegar o ônibus 11. Na subida até o parque, podemos ver ciclistas passando dificuldades para chegar ao topo que fica a 234m. O primeiro lugar para visitar é o terraço que dá origem a muitos cartões postais da metrópole. A vista é realmente incrível, de lá podemos ver a cidade inteira. Subindo um pouco mais visualizamos a famosa cruz do Mount-Royal. O fundador, Maisonneuve, construiu a cruz na montanha para agradecer a Deus pelo fim das chuvas que alagaram a cidade em 1643. No caminho da cruz podemos ver um outro lado de Montreal e, aí sim, apreciarmos um lindo pôr-do-sol. O parque é enorme e vale uma boa caminhada no final de semana. Não se assuste com os cemitérios ao redor, eles são, inclusive, pontos turísticos e lugares de lazer. As pessoas correm e pedalam dentro dos cemitérios.

Jardim Botânico: O lugar perfeito para visitar no verão. São mais de 22 mil espécies de plantas e 20 jardins temáticos em 75 hectares. É um ótimo local para passar uma manhã inteira ou uma tarde aproveitando a natureza. E não deixe de almoçar na parte aberta do restaurante que fica na entrada do Jardim, é linda e a comida é muito boa. Se você não tiver muito tempo para passear, vá direto ao jardim chinês, na minha opinião, o que mais valeu a pena. A arquitetura das cabanas é tão bem feita que nos deixa a impressão de realmente estarmos no país asiático. Leve uma toalha (ou uma canga) e deite embaixo de alguma árvore do Jardim. Não esqueça de levar um bom livro e uma boa companhia. O ingresso custa $18,75 e $ 14 para estudante. A entrada dá direito ao Insectarium, que é bem atrativo para crianças, pois instiga a adentrar nesse mundo dos insetos que é quase invisível para nós e, também, cheio de surpresas. Existem outras opções de ingressos que você pode adicionar o Biodôme (museu dos ecosistemas) e o Planetário. No site tem mais informações: http://espacepourlavie.ca/

Cartão postal da cidade - vista do Mount-Royal 
Terraço do Mount-Royal 

Cruz do Mount-Royal
Pôr-do-sol do Mount-Royal
Subida ao topo do parque
Restaurante no Jardim Botânico
Almoço no restaurante.. maravilhoso! 
Jardim Botânico

Jardim Chinês no Botânico 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes