quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pointe-à-Callière, Marguerite Bourgeoys e La Ronde em Montreal

Há pouco tempo descobri um dos museus mais interessantes de Montreal. Ele é um dos mais importantes da cidade, afinal foi naquele local que Maisonneuve fundou Ville-Marie (Montreal) em 1642.

Pointe-à-Callière: O Museu de Arqueologia e História de Montreal fica próximo do Old Port, bem no centro de várias atrações turísticas. Logo na entrada, em uma sala enorme, o visitante assiste a um filme em 3D sobre a história da cidade que já foi capital do país. Após, podemos ver, no subsolo, objetos e fatos históricos importantes na construção de Montreal. Detalhe: tudo em meio a ruínas originais.

O museu recebe esse nome em homenagem ao terceiro governador da cidade, em 1688, Chevalier Louis Hector de Callière. A maior autoridade do local na época, construiu uma casa no mesmo lugar em que Montreal foi fundada. O centro histórico foi inaugurado em 1992 para comemorar o aniversário de 350 anos da metrópole.

A exibição permanente conta seis séculos de história de Montreal. Os visitantes aprendem história sobre os povos aborígenes que aqui viviam. O primeiro cemitério católico do país (entre 1643-1654) existiu, provavelmente, no local do museu.

Quando visitei o Ponte-à-Callière, em setembro de 2014, pude ver também uma exposição temporária sobre Marco Polo. O explorador nascido na República de Veneza do século XIII (fim da Idade Média) viajou de Veneza até a China e pelo caminho foi descobrindo culturas, religiões, comidas e pessoas diferentes. O livro escrito por Marco Polo sobre sua grande aventura influenciou Cristóvão Colombo a descobrir uma nova rota até a Índia e finalmente chegar na América, em 1492. A exposição é linda porque traz objetos da época do explorador e dos locais pelos quais passou. Nos corredores foi possível ler trechos do livro - As viagens de Marco Polo. Os ingressos custam $ 20 para adulto e, $ 12, para estudante.

Museu Marguerite Bourgeoys: Marguerite foi provavelmente uma das personalidades femininas mais importantes na história de Montreal. Ela veio da França para a Nova Colônia em 1653 e fundou a primeira escola da cidade. A francesa ensinava crianças a escreverem, a lerem e a fazerem trabalhos manuais. Com o tempo a escola foi crescendo em razão do número grande de crianças, então Marguerite fundou a comunidade religiosa de Notre-Dame. Com a ajuda das freiras, ela educava as crianças desta nova nação. Marguerite projetou a construção de uma das Igrejas mais bonitas de Montreal, a conhecida Chapelle Notre-Dame-de-Bon-Secours, que fica junto ao museu que leva o seu nome. A religiosa também foi responsável por cuidar, educar e ajudar as Filles du Roy, jovens órfãs enviadas pelo rei para colonizar a "Nova França". O museu registra a história da vida dessa imigrante francesa. No último andar temos uma vista esplendorosa da cidade. Em uma das torres podemos ver todo o porto de Montreal e enxergar a Île Sainte-Hélène logo à frente. Não deixe de visitar a capela, é realmente encantadora. A entrada na Igreja é gratuita, já no o valor é de $ 7 para estudantes até 25 anos e $ 10 para os demais.

La Ronde: O maior parque de diversões do Quebéc fica na Île Sainte-Hélène, em Montreal. Mesmo que você já tenha ido à Disney e à Universal, não descarte essa oportunidade. É um parque Six Flags, e isso quer dizer que tem muiiita adrenalina! O parque funciona de maio até novembro e, nesse ano, fechará dia dois de novembro. Por causa do frio é perigoso abrir o parque no inverno. Se você visitar Montreal nesse período em que o La Ronde funciona, vale a pena passar um dia lá. O parque é grande e muito amusemant (divertido), como diriam os franceses! O ingresso custa $ 47 online e $ 60 se comprar na hora. Esse é o site do parque: http://www.laronde.com/larondefr/tickets.asp

Ponte-à-Callière 
Vista do Museu Marguerite Bourgeoys 
Chapelle Notre-Dame-de-Bon-Secours
La Ronde 








Um comentário:

  1. muito legal Caca, pena que o parque vai estar fechado quando eu e a tia Zane estivermos ai, eu ia !!!!!! hahahahha

    ResponderExcluir

Visitantes