sábado, 10 de outubro de 2015

Bolsa na Université de Montréal

Bonjour!

Hoje vou falar de um tema que interessa muita gente: a possibilidade de bolsas na Université de Montréal. Primeiro é preciso saber que não é fácil, mas se você teve boas notas na faculdade, tem um bom currículo, uma carta de recomendação ótima, fica mais fácil.
Existem vários tipos de bolsas, mas a mais "requisitada" é a chamada Bolsa C (exemption des droits supplémentaires de scolarité) ou seja, quem ganha a bolsa paga a mesma coisa que os quebequenses.
O preços estão neste link em português. Mas para resumir, o valor no mestrado e no doutorado na UdeM chega a 7.800 dólares canadenses, mais algumas taxas obrigatórias, fica tudo em torno de 8.600 dólares por sessão (são três durante o ano: outono, inverno e verão). Com a bolsa C, que eu tive a sorte de conseguir, o valor baixa para 1.146 dólares + algumas taxas que incluem o seguro saúde. É um grande alívio!
O cálculo é o seguinte: 3 semestres de cursos e mais 2 ou 3 fazendo a tese ou o estágio.
Ou seja 8.600 (x3) + 2 ou 3 (x400 + taxas) = 26.600 $ CAD - na opção TESE (mémoire) que foi a que eu escolhi. Eu explico: Quando você se inscreve no mestrado existem três opções: com mémoire (monografia), stage (estágio) ou travail dirigé (um trabalho um pouco menor que a monografia). Eu realmente não sei dizer o preço que fica para quem faz o estágio ou o trabalho dirigido, mas talvez neste link você encontre alguns detalhes. Com a mémoire eu sei porque é a modalidade que estou fazendo.
Então o valor com a bolsa fica em torno de 4.238 $ CAD toda a faculdade, mais algumas taxas que dependem do curso que você escolheu. O seguro saúde sai por mais ou menos 348 $ CAD por sessão.
O meu caminho para conseguir a bolsa foi o seguinte: assim que fui admitida no mestrado eu mandei um pedido para a Bolsa C. Escrevi uma carta de motivação, uma carta de recomendação (que já tinha mandado para ser aceita na UdeM), mandei meu histórico da faculdade já traduzido, um formulário que está neste link, e uma prova de um pedido de bolsa no Brasil. Uma das exigências da UdeM é que o candidato tenha feito o pedido de bolsa no seu país de origem antes de pedir para eles. O que você deve fazer é mandar um email para uma instituição brasileira (como a Capes) e fazer o pedido, com a resposta negativa (até porque eles dão bolsa só para doutorado) você pede a bolsa para a UdeM. Eu traduzi a carta da Capes para o francês e enviei. Mandei tudo para a coordenadora do curso e tive a resposta há duas semanas! Consegui a bolsa! E detalhe: eu ainda não tinha pagado NADA da faculdade. Aqui funciona assim: você começa as aulas no dia primeiro de setembro (no semestre de outono) e deve pagar o semestre até o dia 15 de outubro. Foi bem perto da data limite para pagar que chegou minha resposta, mas depende de cada caso. Tenho uma amiga que ganhou logo que foi aceita, e tem outros que tem que pagar o primeiro semestre para depois pedir de novo a bolsa.
No grupo do facebook da Université de Montréal para brasileiros tem vários exemplos de quem já ganhou a bolsa e como fizeram.
Fora essa bolsa, existem outras que vocês podem ver por esse link.
Se eu esqueci de esclarecer alguma coisa podem mandar perguntas pelos comentários.

Bisous!



4 comentários:

  1. Oi Carla!
    primeiramente parabéns pela bolsa, planejo fazer mestrado daqui a alguns anos e pretendo solicitar bolsa tenho boas notas até o momento mas não sei se são boas o suficiente pra conseguir uma bolsa queria saber se um CR 8,0 seria considerado boas notas, obrigada! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Obrigada!! Sim, a média que eles consideram boa é essa mesmo, acima de 8. :) boa sorte!

      Excluir
  2. Essa média é a geral, somada do numero de materias cursadas mais a nota de cada uma delas sim? E no caso, pra aplicar pra mestrado na UdeM, pode ter estudado em Universidade Privada aqui no Brasil, ou so precisa ser nas federais???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é a média geral. Pode ter estudado em Universidade privada no Brasil sim.

      Excluir

Visitantes