quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

John Lennon e New York

O mais famoso beatle jamais escondeu seu amor por New York. Foi aqui que ele conheceu e viveu com Yoko Ono, teve seu filho com ela e onde teve sua vida tirada violentamente. Lennon teve seu visto negado uma vez para os Estados Unidos pelo uso de drogas. Ele fez de tudo para conseguir esse visto de novo porque sabia que deveria morar em New York. Na biografia do beatle "John Lennon - A VIDA" de Philip Norman, percebemos que essa foi uma cidade que definiu a trajetória de Lennon. 
A primeira vez que os Beatles vieram para os Estados Unidos foi em 1964, e para o espanto deles, havia mais de três mil fãs gritando histericamente por eles. Durante a viagem toda de Liverpool para New York, só uma coisa passava pela cabeça deles. Se conquistassem os Estados Unidos, estariam no topo do mundo. E foi isso que aconteceu.
John Lennon se tornou um mito que jamais será explicado, nem por muitos estudiosos, como sugere Philip Norman. O escritor conversou por três anos com Yoko Ono para tentar chegar o mais próximo possível da verdadeira história de John. 
Para os ainda apaixonados pelos Beatles, e eu acho que sempre existirá quem seja, é possível visitar o Dakota building. O prédio que John viveu seus últimos anos de vida e foi assassinado. A entrada do prédio, bem onde o crime aconteceu, está com grades e dois guardas impedem a passagem de fãs histéricos. No histórico prédio já moraram muitas celebridades. Yoko Ono e o filho dela com John, Sean Lennon, vivem lá até hoje. O prédio está localizado no Upper West Side, na rua 72nd Street and Central Park West. É fácil de identificar, pois sempre tem alguém tirando foto. Logo na entrada do Central Park na frente do prédio, vemos a homenagem dos americanos para Lennon. Uma área chamada de Strawberry Fields, tem um mosaico redondo de mármore com o título IMAGINE. Quase sempre têm flores em volta que os fãs saudosos deixam. 
New York sente falta de John Lennon, assim como nós e mais ainda os que não sabem quem ele é. Afinal,  quantas vidas mudaram depois de simplesmente saber que ele existia? 



                                                            Prédio de John Lennon

                                                   Homenagem para o beatle no Central Park

2 comentários:

  1. John Lennon sempre foi o meu preferido, seguido do Paul, logicamente. Fez história e deixou histórias. Muito boa a síntese que fazes dele com EUA. Beijo

    ResponderExcluir
  2. outra dica: loja Dylans, tipo a fantástica fábrica de chocolates. (1011 3rd Ave. com 60th St., perto da Bloomingdale´s)

    ResponderExcluir

Visitantes