segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

New York Film Academy

Quando resolvi vir para New York, a primeira coisa que fiz foi pesquisar algum curso ligado ao jornalismo aqui na Big Apple.
Ouvi muito sobre a NYFA (New York Film Academy), uma escola muito conceituada de cinema que tem o curso de Broadcast Journalism, que é o que estou fazendo. O workshop é totalmente voltado pra TV e pro telejornalismo. O que estou fazendo é de um mês. Muitas atividades práticas são feitas e com o acompanhamento dos melhores professores. Tenho aulas de edição com o Final Cut Pro, aulas práticas com as câmeras de vídeo e muita teoria com o professor Joe Alicastro que já concorreu a 7 Emmys e ganhou três. Pra quem nao sabe, o Emmy é o principal prêmio de jornalismo de TV. Trabalhou como repórter e produtor por 30 anos para a NBC. Cobriu a guerra do Iraque, guerra do golfo, queda do muro de Berlim, entre muitos outros eventos internacionais relevantes.
Fizemos alguns projetos e o melhor de tudo, é que todos os passos da reportagem são feitos pelo aluno. Vamos para rua com a câmera e filmamos, depois editamos e fazemos o nosso script. Só no outro dia na aula é que a matéria que fizemos é analisada pelo professor e pela turma.
No site da escola: www.nyfa.edu pode-se encontrar mais informações sobre os cursos oferecidos. Fiz amigos que estudam cinema, outros são atores e alguns cantores que sonham em estrear na Broadway algum dia. Os cursos são de 4 semanas, 8 semanas e um ano. Os mais populares são de cinema, atuação, musical theatre e de jornalismo. A NYFA também está em Los Angeles, Londres, Paris, Dubai e outros.
A unidade principal de New York está localizada na Union Square. As outras duas são no Soho e na Cooper Union. A estrutura é muito boa e confesso que não esperava tanto pelo curso e me surpreendi. Aconselho a todos que querem ser repórteres ou produtores de TV que façam o curso na NYFA. O de 4 semanas é mais que suficiente já que ensina o essencial e dá a oportunidade de o aluno fazer suas reportagens.
O mais fácil é contatar uma agência de viagens porque eles entram em contato com a escola e resolvem tudo mais rápido. Arranjar lugar pra ficar que também pode ser uma dor de cabeça, pode ser feito por você mesmo. New York é um dos lugares mais caros do mundo para viver, por isso separe um bom dinheiro para moradia.
Eu estou morando na Amsterdam Residence, fica na rua 85 entre a Broadway e a Amsterdam Avenue. Não é o melhor lugar do mundo para ficar, mas é o ideal para conhecer muita gente e fazer amigos. Conheço gente que encontrou apartamentos ótimos pelo mesmo preço que estou pagando, mas digo que para uma experiência de um mês vale a pena ficar na residência.


                                           New York Film Academy na Union Square

3 comentários:

  1. Carla,
    Estava procurando informações sobre a New York Film Academy em português e encontrei o seu blog. Penso em fazer o curso de Broadcast Journalism de 8 semanas lá e vi que você está fazendo o menorzinho, mas que deve ser parecido. O que você está achando? As aulas te acrescentaram muito? Você fez faculdade de jornalismo aqui no Brasil? Os professores são bons? O inglês dos alunos te atrapalha? Pergunto isso porque fui ontem num stand da NYFA no Salão do Estudante aqui no Rio e achei que eles pediram muito pouco de inglês. Enfim, o que você acha? Se você puder me responder.. meu email é carol.durand@hotmail.com. Gostaria de ter a opinião de alguém que vivenciou tudo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu estou pensando em ir para a NYFA fazer o curso de broadcast journalism, mas o de um ano. podemos trocar e-mails? gostaria de ter mais informações sobre no que eu estou me metendo, hahaha. danreyntiens@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Visitantes