domingo, 19 de junho de 2016

Berlim e os resquícios do Muro

Como sabemos, muitos monumentos e prédios históricos tiveram que ser reconstruídos em Berlim após a Segunda Guerra Mundial. Depois desse período, a cidade ainda sofreu grandes transformações em razão da construção do Muro que separou Berlim Ocidental de Berlim Oriental durante quase 30 anos, de 1961 à 1989. Diversas partes desse muro estão espalhadas pela cidade e podem ser visitadas gratuitamente. Antes de falar sobre esses lugares, vou contar um pouco da história desse muro.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial e a consequente derrota dos nazistas, a Alemanha foi ocupada pelos Aliados e dividida em uma parte soviética, americana, britânica e francesa. Os quatro poderes determinavam as novas ordens políticas, econômicas e sociais das suas respectivas zonas. O objetivo era apagar todo e qualquer traço do nazismo e democratizar o país. 

Em pouco tempo a coalização Anti-Hitler se separou. A União Soviética estendeu suas bases e instaurou ditaduras sob o comando de partidos comunistas em países europeus. Para combater essa expansão, os Estados Unidos levou mais tropas para a Europa e Ásia. E então começou a Guerra Fria entre duas ideologias irreconciliáveis que lutavam pela hegemonia mundial. Uma das regiões onde a guerra fria se estabeleceu com mais contundência foi na Alemanha dividida. 

Na noite do dia 12 de agosto de 1961, Walter Ulbricht, líder do Partido Socialista Unificado da Alemanha deu ordens para fechar as fronteiras da parte dominada pela União Soviética e as demais regiões comandadas pelos EUA, Grã-Bretanha e França. A medida tinha como objetivo evitar fugas que já haviam acontecido durante os anos anteriores do lado Oriental para o Ocidental. 
Durante os 28 anos que o Muro dividiu a nação, mais de cinco mil pessoas escaparam do lado controlado pela União Soviética para a parte comandada pelos países ocidentais. Infelizmente, 136 perderam a vida ao tentar atravessá-lo. 
Em 1963 a Alemanha Oriental e a Ocidental fizeram um acordo para permitir os berlinenses que moravam do lado Oeste para visitar seus parentes que ficavam do outro lado. Mais de um milhão de visitas ao lado Leste foram registrados no final daquele ano. Até 1966 a tradição se manteve, após esse período as duas Alemanhas não chegaram a um acordo e então milhares de famílias ficaram impossibilitadas de se ver por seis anos, até que o acordo foi retomado em 1972. 
Nos anos 80, o regime soviético foi perdendo a força e dando cada vez mais independência para os países sob seu comando. No início de 1989, mais de cem mil pessoas da Alemanha Oriental enviaram pedidos para deixar o país, a população começou a protestar e o regime a enfraquecer. 
No dia 9 de novembro de 1989, o dirigente da Alemanha Oriental, Egon Krenz estava prestes a anunciar na TV as novas medidas que iam permitir os cidadãos visitar a Alemanha Ocidental por mais de 30 dias e também permissões para saídas definitivas. Krenz entregou ao seu porta-voz, Gunter Schabowski, o documento com as informações necessárias. Schabowski não estava presente quando as medidas foram aprovadas ou quando Krenz leu a lei para o seu comitê. Por esta razão, ele não estava informado sobre o tempo de espera estabelecido para emitir os vistos pelo governo. O porta-voz diz que as medidas entrariam em vigor imediatamente. E com essa frase, encerra a mais desastrosa coletiva de imprensa da história. A imprensa logo começou a divulgar que a Alemanha Oriental abrira suas fronteiras e as pessoas começam a ir às ruas e a pressionar os guardas que cuidavam do muro, e que nada sabiam sobre a decisão de liberar a circulação. Temendo pelas próprias vidas, devido à forte pressão da população, a polícia decidiu finalmente deixar todos passarem para o outro lado. Algumas horas depois, berlinenses dos dois lados celebraram a queda do muro embaixo do Portão de Brandemburgo.

Memorial do Muro - Centro de documentação
É bom começar a visita pelo Memorial. A história é contada em detalhes desde a construção do muro, como isso mudou a vida das pessoas até a queda. Dá para ouvir depoimentos de pessoas que cresceram no período da Guerra Fria, ficaram separadas das famílias e até perderam parentes que tentaram escapar. Alguns objetos inusitados estão expostos, como o pé de pato de um homem que escapou nadando pelo Canal Teltow. Histórias  curiosas e tristes de como as famílias faziam para se comunicar são expostas. Tudo isso pode ser lido lá em alemão e inglês. A entrada é gratuita. Em frente à exposição existe marcas de onde o muro passava e um memorial em homenagem às vítimas que tentaram atravessar, mas acabaram perdendo a vida ao fazê-lo. 

Endereço: Bernauer Str. 111, 13355 Berlin, Alemanha
Estação: Nordbahnof



Memorial do muro de Berlim 
Centro de documentação do muro
Eastside Gallery
Uma galeria de arte a céu aberto localizada às margens do rio Spree. Com 1.3 km de extensão, essa é a maior parte do muro que ainda restou. As paredes foram pintadas por 118 artistas de 21 países. Os artistas tentaram retratar os momentos políticos da Alemanha  antes e depois da queda do muro. Aproveite para passear pela linda ponte Oberbaumbrücke que fica ao lado. 
Endereço: Mühlenstraße,10243 Berlin,Alemanha
Estação: S+U Warschauer Str. 


Ponte Oberbaumbrucke
Eastside Gallery
Checkpoint Charlie
O mais famoso posto militar da fronteira entre as duas Alemanhas é hoje um ponto turístico na cidade. Diplomatas, jornalistas e turistas passavam por este local para entrar na Alemanha Oriental com o visto de um dia. Foi ali que, no auge da crise entre EUA e URSS, os tanques das duas super potências ficaram um de frente para o outro, amedrontando o planeta para uma possível Terceira Guerreira Mundial. 

Uma placa com os dizeres: "Você está deixando o setor americano", em inglês, russo, francês e alemão, ficava no ponto em que dividia a cidade. Até a queda do muro em 9 de novembro de 1989, essa era uma fronteira importante entre o Oeste e o Leste, entre o capitalismo e o comunismo. 
Os turistas podem tirar fotos com duas pessoas vestidas de soldados que ficam na cabine de controle da fronteira. A história do Checkpoint Charlie bem como detalhes sobre o Muro podem ser conferidas de perto no museu que fica ao lado. Por falta de tempo não visitei. Mais informações neste link
Endereço: Friedrichstraße 43-45, 10117 Berlin, Alemanha
Estação: U Kochstr./Checkpoint Charlie 

Um comentário:

  1. Muito legal a estoria da queda do Muro de Berlim Caca, nao sabia que tinha sido assim !

    ResponderExcluir

Visitantes