sábado, 18 de junho de 2016

Berlim: Estádio Olímpico, Palácio de Charlottenburg e Catedral

Ir para Berlim e mergulhar na história da Segunda Guerra Mundial,  é inevitável. Muitos prédios e monumentos tiveram que ser refeitos, pois foram todos destruídos durante a guerra. Após, a cidade passou pela construção do Muro, em 1961, que separou famílias e amigos por quase 30 anos. É interessante repensar a história no local em que os fatos ocorreram, mas depois de algum tempo você também cansa e busca passeios alternativos em que a guerra, o muro, as mortes não estejam presentes. Por essas razões, vão aqui boas dicas para fugir (um pouco) desses temas enquanto estiver por Berlim.

Estádio Olímpico

O estádio fica um pouco afastado de outros pontos turísticos na cidade, por isso indico que quem vai visitá-lo aproveite para passar na volta pelo Palácio de Charlottenburg (Schloss Charlottenburg). 
O estádio foi construído entre 1934 e 1936 para os Jogos Olímpicos de 1936 e pode receber até 74 mil torcedores. Hoje o estádio recebe grandes eventos (como a Copa da Alemanha) e, também, jogos do Clube Hertha BSC. 
Em 2006, o Estádio Olímpico de Berlim recebeu alguns jogos e a final da Copa do Mundo. O local é famoso por ter recebido este último evento é claro, mas também ficou conhecido por ser o estádio onde Hitler divulgou a propaganda nazista. A imagem esportiva da Alemanha dos anos 30 serviu para promover o mito de superioridade racial ariana. Os judeus foram excluídos do mundo esportivo alemão nesta época. Os nazistas prepararam tudo para os Jogos Olímpicos de 1936. Foi construído um imenso complexo esportivo e todos os traços de anti-semitismo e racismo foram escondidos: os nazistas retiraram as placas que proibiam a circulação dos judeus e também não perseguiram os estrangeiros pelas leis anti-homossexuais. Alguns países ameaçaram boicote ao evento devido à política racista de Hitler, mas no fim das contas, 49 equipes esportivas vindas do mundo inteiro participaram, um recorde para aquele momento. 
O estádio é aberto para visitas. Eu não consegui entrar, pois teria um jogo à tarde e os portões para visitação estavam fechados. O ingresso custa 7 euros.
Endereço: Olympischer Platz 1 - 14053 Berlin
Estação de metro: U Olympia-Stadion
Horários de funcionamento: novembro à março: das 10h às 16h; abril à outubro: das 9h às 19h; agosto das 9h às 20h. É bom estar atento aos dias de jogos neste site para programar sua visita de maneira a usufruir melhor do clima esportivo presente na cidade. Mais informações aqui

Palácio de Charlottenburg (Schloss Charlottenburg)

O maior palácio de Berlim foi construído em 1699 pelo Príncipe eleito, Friederich III, cuja finalidade seria um Palácio de Verão para a esposa, Sophie Charlotte. 
O local passou por diversas construções com o passar dos anos, tanto para aumentá-lo quanto para modificá-lo. Nele existe uma coleção enorme de pinturas francesas do século XVIII, a maior fora da França. A enorme coleção de porcelana chinesa e japonesa e os quartos reais já fazem da visita um belo passeio. 
O palácio foi quase todo destruído durante a Segunda Guerra Mundial. A versão que temos dele hoje é uma cópia fiel de como era antes. A reconstrução começou em 1950. Vale a pena pegar o áudio-guia, que é gratuito, na compra do ingresso. A visita vale pelo jardim que é deslumbrante. Se você não quiser comprar ingresso para entrar no Palácio, pode só visitar o jardim que é gratuito. A melhor época para conhecer é na primavera e no verão. O valor do ingresso é de 10 euros e para ter permissão de tirar fotos tem de pagar mais três. 
Endereço: Charlottenburg Palace - spandauer Damm 10-22
Estação de metrô mais próxima: Richad-Wagner-Platz 
Horários de abertura: Veja este site



Catedral de Berlin (Berliner Dom, Berlin Cathedral)

A Catedral foi construída pela primeira vez em 1465, mas somente em 1905 ela tomou a forma que tem hoje. É a maior e mais importante Igreja Protestante de Berlim. A Catedral também foi destruída durante a Segunda Guerra e ficou fechada durante os anos em que a cidade ficou separada pelo muro, reabrindo suas portas em 1993. A vista da cidade de cima da Catedral, vale o sacrifício. Como não subi na Torre de TV, fui até o topo da Catedral (que atinge 116 metros de altura) e pude ver a cidade inteira. Aqueça as pernas antes, pois para chegar ao topo é necessário subir 270 degraus. No final recebemos a recompensa de uma vista maravilhosa. 
O subsolo da Catedral abriga uma cripta que conta com mais de 90 tumbas e sarcófagos, incluindo a do rei Friedrich III e da rainha Sophie Charlotte. 
A Catedral fica na Ilha dos Museus. O ingresso custa 7 euros e, para estudante, 5. 
Horários de funcionamento: segunda à sábado: das 9h às 20h; sábados e feriados: do meio dia às 20h. De primeiro de outubro à 31 de março: fecha às 19h. 
Estação: Alexanderplatz 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes