terça-feira, 14 de junho de 2016

Berlim - monumentos e visita ao Parlamento Alemão (Bundestag)

Berlim é uma das cidades mais legais que já visitei. Ela é moderna, cosmopolita e, ao mesmo tempo, tem muita história por todos os cantos. Afinal, se formos pensar no passado recente (por volta de 100 anos) os berlinenses passaram por duas Guerras mundiais e um muro que separava Berlim em Ocidental e Oriental. Por isso, muitos monumentos tiveram que ser reconstruídos. 
Eu adorei conhecer a cidade e saber mais sobre a história do povo alemão. Nesse post vou falar sobre os monumentos que valem a pena visitar e o Parlamento Alemão. E a melhor parte: tudo de graça! 

Portão de Brandemburgo 
Um dos cartões postais da cidade, o portão de Brandemburgo foi construído entre 1788 e 1791 e foi inspirado na Acrópole de Atenas. Foi o rei da Prússia, Frederic Guillaume II, que encomendou o monumento. Ele queria chamar atenção para a entrada da movimentada Avenida Unter den Linden. O portão é hoje o único vestígio das 18 portas originais da cidade. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Portão foi bastante danificado pelos bombardeios. No período de 1961 à 1989 em que a cidade foi dividida entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, o portão ficou fechado, sem permitir a passagem da população de um lado para o outro. Foi ali que em 1987 o Presidente americano Ronald Reagan provocou seu adversário Mikhail Gorbatchev durante a Guerra Fria: "Derrube este muro!". 
Somente após a reunificação da Alemanha em novembro de 1989 que o Portão foi reaberto e até hoje simboliza a união do povo de Berlim. A reabertura oficial aconteceu no dia 22 de dezembro de 1989 e mais de 100 mil pessoas foram celebrar o evento. 
Endereço: Pariser Platz 1, 10117 Berlin
Estação de metro: S+U Brandenburger Tor


Memorial aos Judeus assassinados da Europa
Passando pelo portão da estação de metro em direção ao parque Tiergarten, você caminha 5 minutos e chega ao Memorial aos Judeus, em Berlim. A homenagem é feita aos judeus assassinados durante o genocídio nazista na Segunda Guerra Mundial. São construções de pequenos muros de cor cinza que transmitem o tom trágico do acontecimento. 
O centro de informações fica no subsolo da estrutura e disponibiliza documentos das vítimas do nazismo e das famílias. Biografias, gravações e informações são disponíveis para os visitantes sobre os judeus que viviam na Alemanha durante o massacre feito pelos nazistas. 
O monumento é recente, ficou pronto em maio de 2005. São 2.711 blocos retangulares de concreto que lembram caixões e são separados para que o visitante possa caminhar entre eles. O lugar é impactante, propício para uma reflexão.
O memorial fica aberto 24 horas por dia e todos podem passar por ele livremente, sem necessidade de comprar ingresso. 
A estação mais próxima é a mesma do Portão de Brandemburgo. 
Endereço: Ebertstraße 10, 10117 Berlin

Parlamento Alemão (Bundestag)
O Parlamento Alemão também fica pertinho do Portão de Brandemburgo, menos de cinco minutos caminhando para o lado contrário do Memorial aos Judeus. A visita à Cúpula é gratuita, mas você precisa agendar pela internet através deste link ou ir até lá cedinho e reservar a entrada para o mesmo dia (algumas horas mais tarde) ou para outro dia. Você precisa levar o passaporte para reservar o bilhete. E prepare-se para uma fila... Eu cheguei às 8h e fiquei esperando 1h para conseguir o meu ticket.  
O Bundestag é um dos parlamentos mais visitados no mundo: cada ano três milhões de pessoas passam por lá. O prédio mais visitado é o Reichstag que é onde fica a cúpula que permite uma vista incrível da cidade. 
O Reichstag foi inaugurado em 1894 quando a Alemanha ainda não era uma República. Somente em 1918 que o chanceler Philipp Scheidemann proclamou a República através de uma das janelas do Reichstag. Durante os anos 30, época que Hitler esteve no poder, o prédio foi destruído por um incêndio.  Muitos historiadores acreditam que a destruição foi provocada pelos seguidores do ditador. O prédio foi reconstruído e em 1990 aconteceu a primeira reunião da Alemanha reunificada após a queda do Muro. 
A cúpula fica aberta para visitas todos os dias das 8h às 24h. Um áudio-guia é disponível em 10 línguas, inclusive em português. Esse recurso possibilita saber mais sobre a história do prédio, do Parlamento e dos monumentos em volta do Bundestag.  



Um comentário:

Visitantes