sábado, 16 de outubro de 2010

Roma, uma delícia de cidade

Antes de chegar em roma eu ouvi muito de uma amiga minha: "eu não gostei de Roma, é ruína por tudo que é lado!". Achei estranho e fiquei com receio, mas quando cheguei logo adorei a cidade. É linda, é pura história, mitologia, beleza. No primeiro dia lá 15 /07 /2010, meu irmão pequeno, o Ramiro, lembrou da lenda dos gêmeos Rômulo e Remo. A mitologia romana conta que Rômulo foi o fundador e primeiro rei da cidade. Pela cidade vemos várias estátuas da loba que teria amamentado os gêmeos. A cidade que após a queda do Império Romano tornou-se o centro do mundo cristão, até hoje é constituída por muitas Igrejas, pode-se dizer que vemos quase que uma Igreja a cada esquina. Mesmo que você não seja católico, o charme das Igrejas faz com que você queira uns momentos de paz dentro delas. 
Após 12 horas de vôo de Buenos Aires até Roma, eu, meu pai, minha mãe e meu irmão pequeno chegamos muito cansados, precisávamos descansar. No primeiro dia lá, tudo que vimos foram as tais "ruínas" por onde passávamos de táxi. O aeroporto Internacional Fiumicino fica há quase uma hora da cidade. Tudo que queríamos era um bom ar condicionado e uma ótima pizza! Claro que com o ar condicionado ficamos bastante decepcionados, a cidade simplesmente não está adepta a essa modernidade. raros lugares proviam de ar condicionado. O nosso hotel tinha apenas um ventinho gelado que ia e vinha. Sobrevivemos ao calor de 45ºC com muita água. É impossível achar uma só sombra ou um ar condicionado, mesmo nos restaurantes bons. Fiquei bem curiosa porque eles não tinham ar condicionado, afinal aqui no Brasil, país de 3º mundo, nós temos em qualquer canto! Uma francesa muito querida, Áurelie, me disse que eles se preocupam mais com o frio lá na Europa. Como o frio é devastador, embora eu ache que o calor também é, o aquecedor é visto em qualquer quarto, loja, restaurante. Aurélie me disse também que esse verão foi o mais quente dos últimos 10 anos. Que sorte a nossa!
Ficamos num hotel não muito bom, na Via rattazi. Muito perto da Basílica Santa Maria Major e da estação de trem Termini, uma das maiores da Itália. 


                        Comendo uma boa pizza em um ótimo restaurante italiano.


                                          Santa Maria Major 


                                      



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes