sábado, 16 de outubro de 2010

Segundo dia em Roma

O Vaticano é considerado o menor Estado do Mundo e é menor até que o Central Park de Nova York. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Vaticano é dentro de Roma.
O Papa tem plenos poderes legislativos, executivos e judiciários. Atualmente os habitantes são cerca de 900 dos quais 200 são mulheres, enquanto as pessoas empregadas nos diversos escritórios e pontos de serviço são cerca de 1300, a maior parte não residente no pequeno Estado.
A primeira vista do Vaticano enxergamos a Basílica de São Pedro que é o mais importante santuário católico. Levou mais de um século para ficar pronta e nela atuaram grandes arquitetos do barroco e renascimento romanos. A Piazza São Pedro logo em frente é aonde vemos aquelas milhares de pessoas quando o Papa faz as missas. Entrando na Basílica vemos as Grutas que é onde estão enterrados vários papas, é emocionante ver o túmulo do João Paulo II. Muitos se ajoelham e ainda choram por ele. É proibido tirar fotos, mas eu consegui tirar o túmulo do João Paulo I, que foi o Papa assassinado, o único que queria desmanchar todo o ouro da Igreja Católica e ajudar quem precisa. Infelizmente, ele foi assassinado dois meses depois. 
Seguindo ainda na Basílica vemos o Domo que foi criado por Michelângelo, mas este morreu antes de terminá-lo. A Pietá de Michelângelo também está lá. O artista tinha apenas 25 anos quando a criou.  Observamos uma quantidade imensa de ouro pela Basílica. Deu pra entender porque João Paulo I não conseguiu finalizar seus planos.
Para entrar na Basílica é de graça, só cuidado com a roupa. Estava 45ºC e todos estávamos de calças jeans porque é proibido entrar com shorts e bermudas. Até com os ombros cobertos tivemos que ir. Claro que com o calor absurdo, foi só lá dentro que mantemos essas roupas, quando passamos para o Museu do Vaticano, colocamos as usuais roupas de verão.

Museu do Vaticano: Simplesmente ENORME! Não tem como não se perder lá dentro. É gigante, parece que nunca vai acabar. É encantador e ao mesmo tempo muito cansativo para ver somente em um dia. Pagamos 15 euros por pessoa e para estudante 8 euros. Dos muitos museus lá dentro o que mais chamou a atenção foi o dos mapas que registra a cartografia da história do século 16. Nas salas de Rafael encontramos o famoso quadro "A escola de Atenas" que enfoca um debate entre Platão e Aristóteles. A obra mais famosa de Michelângelo é no fim do museu, A Capela Sistina. É muito muito maior do que eu imaginava. Muita gente olhando pra cima e observando cada uma das pinturas que estão lá em cima.O teto é muito alto e grande. Os guardas ficam em cima pra ninguém bater foto. Eu consegui uma graças o cara-de-pau do meu pai. Não tinha como não ter uma foto de lá.




No city tour chegando no Vaticano


                         Os guardas da Suíça são responsáveis pela segurança do Vaticano

                                              A Capela Sistina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes